Saltar para o conteúdo

Sobre mim

A BIOGRAFIA

Nasci privilegiado por gostar de música, de ler, de cinema, de teatro, futebol, filé e batatas fritas.

Minha cidade é Porto Alegre, jamais mencionada, mas onde se passam, com raras exceções, todas as histórias que conto, em crônicas, contos e romances. E, eventualmente, em poemas que gosto de praticar.

Quem conhece minha cidade vai identificar, em algum momento, o maravilhoso perfume dos nossos parques, as ruas tradicionais e as pessoas que as percorrem, o povo.

Sou muito jovem. Pouco mais do que uma criança. É como me sinto nestes 65 anos que já vivi.

Principalmente quando beijo Luiza, principalmente quando como sorvete (já fui adepto do de flocos, estou migrando para o de uva), principalmente quando a lua cheia me assusta de tão grande.

Minha maior bênção são os amigos e mais não falo para evitar ciúmes.

Tenho uma linda família. Sou casado há quarenta anos com Aidê, tenho a Tatiana como filha amada que me presenteou a Luiza, a neta que sempre sonhei ter. É com elas que tudo tem graça.

A literatura é um fenomenal prazer: ler e escrever. Mesmo nos momentos mais terríveis, quando tudo tranca, um pensamento me salva: Existe uma palavra para o que quero dizer.

E, quando não existe, invento.

Como sempre acontece quando publico um livro, vai ser um prazer entrar na sua casa e ocupar um lugar, depois, na sua estante.

18 comentários

Deixe um Comentário
  1. henrique m fridman / Dez 10 2010 9:26

    Caro Paulo um dia fui a Porto Alegre buscar um advogado-encontrei alem de um bom advogado uma pessoa sensivel e especial e tambem um grande escritor.
    aproveito para desejar-lhe que todas as coisas boas da tua vida se multipliquem por
    100000000. Forte abraço

    Gostar

  2. paulo wainberg / Dez 10 2010 11:24

    Caro Francisco, muito obrigado. Conhecer vc. também foi um privilégio. Abraço, Paulo

    Gostar

  3. Claudia Cozzella / Mar 21 2011 17:54

    Paulo,parabens pelos teus textos…sempre muito bons..obrigada por nos permitir compartilhar no Acontece Curitiba

    Claudia Cozzella
    http://www.acontececuritiba.com.br

    Gostar

  4. Geraldo Pereira / Jun 1 2011 10:03

    Prezado Paulo, recebi seu texto através do e-mail abaixo, nesta selva da internet quando “não se sabe” o autor muitos lançam mão do espediente “autor desconhecido” mas neste caso o autor é conhecido sim, peaquisei e cheguei ao seu blog, parabéns pelo trabalho e qualidade de seus textos.

    Sou da antiga (e do alto dos meus 46 anos) gosto de ler e é com prazer que acrecento seu “blog” na minha lista de “favoritos” afinal poucas coisas se comparam ao prazer de uma boa leitura.

    Um abraço!

    Geraldo
    Osasco/SP

    ———————————————————————-
    De:
    Enviada em: terça-feira, 31 de maio de 2011 11:28
    Para:
    Assunto: Seu Pendrive tem Blutufe?

    (o autor é desconhecido, mas pode ser algum de nós, ou alguém, que nasceu nos anos 50, 60,70, 80, até nos 90, mas, de qualquer maneira e uma boa aula ! ! !)

    Seu Pendrive tem Blutufe?

    Estorinha bem bolada, mostrando a rapidez da modernidade, difícil, quase impossível, para os madurinhas e madurinhos acompanharem! Não deixem de ler!

    Haroldo tirou o papel do bolso, conferiu a anotação e perguntou à balconista:
    Moça, vocês têm pendrive?
    Temos, sim . …….

    Gostar

    • Paulo Wainberg / Jun 1 2011 13:05

      Meu caro Geraldo, obrigado por suas palavras e obrigado por me procurar. Sua mensagem é muito estimulante e justifica plenamente esta vida de escritor, que teimo em levar. Um grande abraço, apareça sempre. Paulo

      Gostar

  5. claudia pechansky / Fev 15 2012 13:02

    Paulo Wainberg: Escritor, advogado,marido, pai , avô e PRIMO!! Primo do qual me orgulho muito, homem raro que, do alto dos meus 53 anos, aprendi a respeitar.. Tanto, que não encontro nada semelhante: figura emblemática em sua fraqueza e em sua força, misturando inteligência, bom humor, sensibilidade e delicadeza. Rico em fantasia, vives agora a realidade mais feliz, Paulo, conquistada com muito mais sorte que juízo, mas não menos merecida.
    Se souberes de alguem parecido (que não seja meu amado pai), me avisa: vou mandar prender por más influências – dentro do meu coração!
    Um beijo da prima Claudia Pechansky

    Gostar

  6. Susana Freitas / Ago 19 2012 15:40

    Paulo neste domingo ensolarado nos” verões de inverno” que taaaaaanto gosto, ver oteu pedido de amizade no face foi amelhor coisa que aconteceu! na verdade eu já “namorava”voce através da Themis . Em comum temos a profissão de advogados e de escrever. Tenho só dois modestos livros de poemas mas me orulho deles! Adoro Pintar e desenhar. Faço isto profissionalmente com muitas exposições por este mundo.Gosto do que escreves!Fino senso de humor e tudo que faz a gente se grudar no livro e não largar até o fim! Que nossa amizade seja tudo de bom! Abraço!
    SUSANA FREITAS

    Gostar

  7. Sandra Cureau / Maio 30 2013 16:31

    Paulo, não sei se vc se lembra de mim. Fomos contemporâneos de Faculdade de Direito. Conheci você e a Aidê quando eram namorados. Eu adoro aquela tua crônica sobre as praias do Sul. Aliás, já fui muito xingada por alguns conterrâneos nossos por publicá-la. Mas ela é realmente ótima! Um super abraço para vocês dois, Sandra Cureau.

    Gostar

  8. Eduardo Jablonski / Jan 11 2014 20:03

    Prezado,
    anos atrás li “Os Malditos” e achei que é um dos melhores romances da história da literatura do Rio Grande do Sul. Como militei na crítica literária jornalística de 1990 a 2013 (resolvi agora escrever somente para livros e revistas acadêmicas), pensei muitas vezes em fazer um estudo a respeito, mas estranhamente ainda não fiz. De qualquer forma, sou teu fã.
    abraços
    eduardo jablonski

    Gostar

    • Paulo Wainberg / Jan 13 2014 9:12

      Obrigado pelas palavras, Eduardo. Talvez um dia você se anime a fazer o estudo. Grande abraço. Paulo Wainberg.

      Gostar

  9. alceu knijnik / Jul 1 2015 15:04

    Paulo, tu é um amigo muito querido, pena q a gente se veja tão pouco. Te admito como amigo, advogado, escritor, poeta. Mas….tens um grande defeito : és colorado. Ninguém é perfeito….. Um abração do amigo e primo. Alceu

    Gostar

  10. Rafael Matoso Faustino / Nov 2 2015 13:38

    Olá ,quero que saiba que estou escrevendo sobre seu livro Unhas,estou analisando todos os objetos ,separando-os por capítulos,destacando a repetição de alguns e dando um zoom para qualquer futuro pesquisador,diga-se de passagem muito bom esse livro,mesmo não concordando com o personagem,a art da escrita foi sensacional…parabéns ,aceito qualquer textos que fala sobre o livro,quando mais informações eu tiver melhor…

    abraços

    Gostar

  11. João Carlos Sfreddo / Jan 14 2016 14:30

    Prezado Dr. Paulo Wainberg. Há muito tempo que não nos vemos, mas não me esqueço do amigo. Hoje precisei, e continuo precisando, falar com você, mas os telefones indicados na internet não permitem o acesso.” GVT Informa . Esse telefone não existe”.
    Pergunto se é possível enviar seu telefone para o meu email: joao.c.sfreddo@sfreddo.com.br
    telefone 51-99867855.

    Abs

    Gostar

  12. Fabiane / Nov 9 2016 11:32

    Olá Dr. Paulo Wainberg, estou tentando contato com seu escritório e pede para verificar o número discado. Podes me enviar seu novo contato? Obrigada.
    fabiane.anflor@yahoo.com.br

    Gostar

  13. renatolrmarques / Dez 2 2016 21:55

    Paulo. Vc tirou do ar aquele blog antigo e perdemos o contato. Passo com frequência por Porto Alegre, pois comprei um apto em Gramado, onde fico cada vez mais tempo, agora que voltei para o Brasil, na condição de aposentado. Vamos nos encontrar. Queria te dar um livro de memórias que escrevi.
    Como fazer para te contatar? Dia 15 próximo estarei indo para Gramado. Abraço
    Renato

    Gostar

  14. Marli Lacerda Benevenga / Jul 26 2017 9:32

    Amigo , foste agraciado com o dom da leveza, irradias alegria e a suavidade de alguém , que ama amar a vida !
    Como amas , és generoso !
    Min’alma , é cingida por ti !

    Gostar

Deixe um comentário