Skip to content
22/09/2016 / Paulo Wainberg

Meus dias estão contados

Meus dias estão contados desde o momento em que papá e mamá, numa transa alucinada e repleta de ais e de uis, me conceberam.

Quantos são eles? Ninguém sabe. Ninguém mesmo. A História será testemunha de quantos dias me coube nesta vida, o que fiz durante cada um deles e o que resultará do que fiz.

E, assim como qualquer testemunha neutra e imparcial, a História nada vai registrar que seja do interesse de alguém.

Meus dias estão contados, é verdade, minha única salvaguarda é que os teus também, e os seus, e ninguém será capaz de alterar essa conta.

Nem os que nasceram num ano bissexto, às 23,59 do dia 29 de fevereiro. Os dias deles também estarão contados.

Na falta do que dizer, evoco um verso que para poema não serve, sequer uma auto-ajuda ou reflexão filosófica, portanto imerecível:

– Os olhos da minha amada lembram repolhos na tua salada.

E agora, sargento, sai dessa!

Minhas noites de fevereiro são iguais às de janeiro, março e abril e, se der chance, de maio junho e julho e por que? Porque sim, anoitece, escurece, escureço junto, ligo a lâmpada e durmo de luz acesa que bicho-papão não existe, papai noel também não, mas vamos quê.

Sei, sei, vocês também, que meus dias estão contados e ao chegar no fim da conta, qual valor deverei pagar, quanto me custará cada dia vivido, mal ou bem, para o mau e para o bem?

As minhas noites, mal ou bem dormidas, pouco ou muito amadas, entram também na contabilidade dos meu dias contados e quando me dizem, se quero dormir, que terei a eternidade para isso, que não gaste meu tempo com sonos inúteis e sonhos trôpegos porque os sonhos são postos ali para lembrar que são falsos e nem me venha com avoengas cataclísmicas que te devolverei amêndoas com casca.

Sei, não digo coisa com coisa, mas se dissesse… o que diria?

 

Deixe uma Resposta

