Skip to content
28/01/2016 / Paulo Wainberg

Silogismo e sofisma

O silogismo é uma forma de pensamento lógico através do qual, partindo de uma premissa universal e através de uma premissa menor, chega-se à conclusão particular: Todo homem é mortal. Eu sou homem. Logo eu sou mortal.

O sofisma é o falso silogismo, quando a premissa menor é invertida, gerando uma falsa verdade: Todo homem é mortal. Eu sou mortal. Logo eu sou homem.

Por que se trata de uma falsa verdade, apesar da aparência lógica? Porque ser mortal não me atribui a qualidade de ‘homem’, isto é, todo o ser vivo é mortal, logo ser mortal não significa necessariamente ser homem.

Por esta (entre muitas outras) razão é tão fácil defender os preconceitos e sustentar teses como homofobia, discriminação racial, pobreza, e as demais que a Humanidade cultiva com enorme prazer.

Basta formular uma falsa premissa, acrescentar-lhe a premissa menor e chegar à conclusão particular: A raça ariana é superior. Eu não sou ariano. Logo eu sou inferior.

Deixe uma Resposta

