Skip to content
21/08/2015 / Paulo Wainberg

Quando me desespero

Quando me desespero recordo momentos difíceis pelos quais passei e superei, ao longo da vida. Penso também nos grandes homens da História, seus feitos e suas conquistas, imagino que todos eles também tiveram seus momentos de desespero e que não impediram de ser o que foram.

Quando me desespero procuro raciocinar com calma e lucidez, penso na minha família, nos meus amigos, invoco meus afetos, me apego ao bem que já pratiquei, nos erros que cometi e corrigi e nas minhas próprias conquistas, obtidas com pertinácia e dedicação.

Quando me desespero penso nos pobres e miseráveis deste mundo, nas vítimas da miséria, das guerras, das doenças e de tragédias. Imagino que no exato momento em que estou desesperado, assassinos estão assassinando, ladrões estão roubando, pessoas estão morrendo em acidentes de carro, de avião, de trem, em milhares de refugiados que se afogam nos mares do mundo, nos drogados que refocilam em pocilgas, destituídos de dignidade e de senso comum.

Quando me desespero penso nos grandes livros que li, nos poemas que me derreteram, na emoção das grandes sinfonias, concertos, sonatas e canções que me comoveram até às lágrimas.

Quando me desespero invoco a esperança, a certeza de que tudo passará, inclusive o desespero, porque viver é assim mesmo, um dia é assim, outros dias serão diferentes.

Quando me desespero uso todo este manancial de bem-feitos e… Continuo desesperado.

One Comment

Deixe um Comentário
  1. June / Ago 21 2015 11:43

    Que pena…😦

    Gostar

Deixe uma Resposta

