Skip to content
02/04/2015 / Paulo Wainberg

O avião

Se tivesse explodido no ar ou se espatifado na montanha por pane ou falha humana, o efeito seria o mesmo, cento e cinquenta passageiros e tripulação trucidados.

O que impressiona e aterroriza na tragédia do avião da Lufthansa é o funcionamento da mente humana.

Oito minutos são uma eternidade, tempo mais do que suficiente para que o copiloto mudasse de ideia, destrancasse a cabine e evitasse a tragédia.

Entretanto, mal se viu sozinho, trancou-se por dentro e, deliberada e conscientemente, espatifou o avião matando todos os que, por acaso, estavam a bordo com ele, naquele voo.

Sim, por acaso, porque se o comandante não tivesse saído para ir ao banheiro, nada teria acontecido, o avião teria chegado ao seu destino e não se estaria falando nisto… Até que, em outro voo, o copiloto se visse sozinho na cabine de comando.

Seriam outras vítimas, outros passageiros, a tragédia ia acontecer mais cedo ou mais tarde, porque essa era a determinação daquele ser humano, pilotar um avião até explodi-lo, fosse lá quem estivesse à bordo.

Coloquei-me na posição dele, pilotando o avião para baixo, escutando as batidas na porta e ouvindo os chamados dos controladores, em terra. E eu impassível, mãos firmes no manche, olhando a montanha aproximar-se cada vez mais e antegozando o momento final, da explosão, da inconsciência, da morte.

Eu estaria sem medo, eu estaria surdo, eu não pensaria em mais nada e em mais ninguém, imerso na minha obscura alucinação e no prazer hedonista de realizar um sonho oculto, há muito acalentado.

Se eu fosse ele, não teria planejado fazer o que fez naquele voo. Eu saberia que o dia e a hora iriam chegar e eu estaria sempre pronto para aproveitar a ocasião oportuna.

Acho que o copiloto sentia-se assim e pensava assim. E foi assim que fez.

Não sei se a inteligência é uma aberração da natureza, como costumo dizer, mas a mente humana com certeza é a coisa mais apavorante que a nossa inteligência é capaz de perceber.

Deixe uma Resposta

