Skip to content
18/11/2014 / Paulo Wainberg

A Feira comercial do livro

Terminou a Feira Comercial do Livro que, para tristeza dos comerciantes, vendeu cinco por cento a menos do que a do ano passado.

Entende-se. Nas últimas edições da Feira, se você se der ao trabalho de parar diante de quatro barracas, pode ir embora, você já viu tudo o que a Feira tem a oferecer, em matéria de livros.

Os mesmos títulos, especialmente  best-sellers, muito especialmente americano, ocupando os espaços de maior destaque, variando apenas na ordem de apresentação.

Com um pouco de atenção você descobre algum autor interessante, com atenção redobrada você acha alguns autores brasileiros e, se for dotado de visão microscópica, é capaz de achar algum autor contemporâneo gaúcho.

Se você foi à Feira para conseguir o autógrafo de algum autor menos conhecido, não achará o livro dele, que será autografado daqui a pouco, em nenhuma barraca da Feira. Tão grave o problema que os organizadores criaram uma barraca onde estão apenas os livros que serão autografados naquele dia.

Se você, escritor gaúcho, autografou seu livro hoje e amanhã procurá-lo entre as barracas da Feira, não achará, seu livro sumiu, como se jamais tivesse sido escrito.

Enquanto isto, milhares de pessoas passam pelos corredores, com seus tablets e celulares interrompendo o caminho de quem quer passar, meia dúzia de pessoas interessadas folheando livros nas barracas e outras duas ou três pessoas examinando as caixas de saldos.

E como o grande atrativo – antigo – da Feira era o desconto de 20% no preço dos livros, hoje está à critério dos expositores, a melhor coisa que você que ama a literatura tem a fazer é ir, tranquilamente, à livraria de sua preferência, olhar, manipular e escolher o seu livro e não se sujeitar ao amontoado que consiste na maior expressão da Feira Comercial do Livro de Porto Alegre.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: