Skip to content
30/08/2014 / Paulo Wainberg

Rendição

Eu quero dizer, não, não, eu preciso dizer que somos a pior espécie que existe na natureza.

As outras espécies, formigas por exemplo, quando lutam e se matam, agem por conta do instinto, não possuem a razão nem consciência dos seus atos.

Nós, humanos, possuímos.

Nós, humanos, sabemossentimos, sofremos, conhecemos, sim, conhecemos o horror que provocamos e, ainda assim, continuamos a provocar.

Somos assassinos, não apenas porque uma lei humana diz que matar é assassinato, lei que é um pedaço de nossa razão em ação, não, somos assassinos porque matamos apesar da lei, apesar da razão.

Qualquer ser humano, qualquer indivíduo é assassino. Eu sou, você é, mesmo que eu e você jamais matemos alguém. Porque o desejo de matar, o instinto assassino está aqui, bem no fundo, esmagado por toneladas e megatoneladas de egos, porém a espreita, pronto a ultrapassar o menor descuido de nossa, sua e minha, consciência.

A mesma razão que inspira a humanidade a desejar a paz, ordena aos indivíduos que matem, trucidem e mutilem.

Cada morte causada por um ladrão em busca da sua carteira de dinheiro equivale a milhares de mortes provocadas por bombas, atentados e guerras.

Não há diferenças na morte, o morto deixa de existir, o que morre doente e o que morre assassinado, simplesmente morrem.

E é assim que me desiludo, perco a esperança, reconheço minha condição humana e me desligo de tudo, porque mesmo o mais sublime dos sentimentos humanos, aquele que talvez pudesse redimir a humanidade, elevando-a e concedendo a ela uma justificativa que fosse, um único sentido, o que já seria grandioso, esse sentimento sublime que é o amor, também morre. 

Deixe uma Resposta

