Skip to content
31/08/2013 / Paulo Wainberg

Labirinto vicioso

Li não sei o que não sei onde e já esqueci. Mas não custa nada inventar uma frase, atribuí-la a alguém e jurar que não esqueci. Mas não custa nada desenvolver uma longa teoria sobre o que não li não sei onde, com os elementos que uma teoria requer, hipótese, tese, antítese e conclusão, chegando a um nível de compreensão que apenas poucos iluminados fingirão que entenderam. Mas não custa nada apresentar minha teoria a um congresso internacional de itinerantes e provar, por a mais b que xis é igual a ípsilon, subentendo que todos os congressistas sabem o que xis e ípsilon significam. Mas não custa nada dar uma entrevista explicando o meu processo criativo que consiste numa absoluta falta de lembrança sobre o que não sei o que li nem onde li. Mas não custa nada dizer, diante da perplexidade causada pela minha resposta, que se eu lembrasse do que li e onde li, não teria nenhum processo criativo fervilhando em mim e eu não passaria de um repetidor do que já foi escrito e onde foi escrito. Mas não custa nada aproveitar os aplausos da crítica internacional que adora criticar o que não entende e me transformar num ícone popular com vinte bilhões de visualizações no youtube. Mas não custa nada cair no completo ostracismo do dia para noite a ponto de não ser chamado nem para uma média com pão e manteiga no boteco da esquina. Mas não custa nada recusar as esmolas de pouco valor que me oferecem nas esquinas e subitamente lembrar do que li e onde li, atribuindo minha falta de memória à total insignificância do que estava escrito e onde estava escrito. E também não custa nada lembrar que o que estava escrito fui eu que escrevi e o lugar onde escrevi foi num caderno na cozinha. Mas não custa nada lembrar que o que escrevi no caderno na cozinha era uma lista de coisas que precisava comprar no supermercado. Mas não custa nada voltar para casa me sentindo um vitorioso, vencedor e superior ao resto dos mortais.

One Comment

Deixe um Comentário
  1. Liana Elman / Ago 31 2013 20:50

    Que loucura !!!! Bjs

    Enviado via iPhone

    Gostar

Deixe uma Resposta

