Skip to content
03/08/2013 / Paulo Wainberg

Aliás

Milhares, bilhares e trilhares sempre me fazem pensar em milharal, sinuca e trem.

Quando penso em milho, ficou louco para comer um bem amarelo, com um pouco de sal e, isto é importante, sem manteiga. Manteiga engordura o milho e e seu gosto sobressai.

Manteiga é bom no pão e ponto.

Quando penso em bilhar lembro a sinuca cuja diferença até hoje não sei. Parece que um tem caçapa e o outro não. As bolas são numeradas e as regras variam, eu acho. E na sinuca não tem, o objetivo é deixar o outro sem alternativa para tocar na bola da vez.

Todas as minhas experiências em ambos os jogos foram fracassadas porque nos dois jogos tem que usar o taco e eu, com o taco na mão começo a pensar em outras coisas, me distraio, quando toco na bola furo o pano verde e meu senso direção, isto é, para que lado jogar a bola desmente minha proverbial habilidade quando estou com meu taco na mão, este sim com rumo certo permanente.

Quando penso em trens, lembro partidas, adeus melancólico, saudades da pessoa amada indo para a guerra ou para sempre. Os trens são assombrados pelas perdas e animados pelas expectativas.

A gare é a síntese da expectativa e da desesperança dos que esperam quem não chega, dos que partem e não voltam, dos reencontros ambíguos, das saudades aplacadas, das crianças perdidas, das horas que não passam e dos que se aconchegam em cafés e bancas de revista, procurando um lugar para passar a noite.

Milhares, bilhares e trilhares, três palavras que lembram tudo isto e, também a soma de incontáveis dinheiros.

De quem tem, de quem deve e de quem quer ter.

Deixe uma Resposta

