Skip to content
21/07/2013 / Paulo Wainberg

Bazófia

Bazófia é outra daquelas palavras que dão o que pensar.

Já escrevi e publiquei algumas crônicas sobre palavras estranhas, uma de que me lembro no momento foi Osmose, de tantos sentidos e significados que a mais fértil imaginação não esgota.

Hoje, com surpresa, pensei em bazófia que, segundo o dicionário pode ser fanfarronice, exibição e também um guisado de uma raiz ou erva só encontrada no interior mais profundo do sertão e da caatinga.

Há muito bazofeiro arrotando grosso por aí, principalmente na imprensa, porque nada como uma excelente megalomania para despertar a bazófia que existe dentro de todos nós.

A contrário de Osmose, bazófia não é uma palavra romântica, não consigo imaginar o sujeito, beijando os olhos, as orelhas, as bochechas e o nariz da mulher amada,  sussurrar:

– Meu amor, quando sinto tua bazófia, fico louco.

Ou:

– Querida, acariciar tuas bazófias me dá uma tesão!

Ou ainda:

– Xuxuzinha, vamos dar uma bazofiada?

Realmente não, bazófia não se presta aos reclames do amor, muito menos da paixão.

Percebo, em bazófia, algo mais relacionado à consciência não freudiana, qual seja, social e política. Sociólogos interpretam com propriedade a bazofice dos políticos, seus estertores de suprassumo e bilhões jogados ao ar, como se as palavras nada significassem.

Sem dúvida é na política que encontraremos os maiores e principais bazofiantes da Humanidade sendo que, no Brasil, a bazófia política é acompanhada de outra qualidade suculenta da alma, a arrogância e sua eterna companheira, a prepotência.

Nas reuniões elegantes muita bazófia perpassa entre conversas sobre dólares, carros e obras de arte.

Aqui para mim e humildemente, sem nenhuma bazófia, prefiro atribuir-lhe um sentido mais íntimo, discreto por assim dizer, sem especulações, manias de grandeza e elasticidade corporal.

Considero bazófia uma palavra simplesmente horrível, feia mesmo, digna de uma serpente venenosa, de um monstro polar ou de um discurso senatorial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: