Skip to content
02/07/2013 / Paulo Wainberg

Bacanais dionisíacos

Bacanais eram orgias celebradas em homenagem a Baco, o deus do vinho na mitologia grega e que mudou o nome para Dionísio na mitologia romana. Mas o bacanal estava consagrado, como usar o nome romano para definir uma festa onde dois grande valores se sobrepunham a qualquer outra coisa.

Quais dois valores? Um era o vinho, ideal da embriaguez. Outro era conceitual, no bacanal, ninguém é de ninguém, todos são de todos.

Sexo.

Vinho e sexo.

Os gregos antigos se divertiam, os romanos, seus conquistadores e usurpadores mitológicos mantiveram a prática que, apesar de todos os esforços da igreja medieval, permaneceu firme e intacta, principalmente quando seus efetivos monges sibaritas aderiram à suruba, nome tupiniquim que reduziu a bacanal à um favor terrestre, alheio à divindade grega.

Os adeptos das surubas modernas não estão preocupados com a origem histórica da prática, fazem apenas o que lhes dá na telha, quanto mais mulher melhor e, na maioria dos casos, substituiram o vinho pelo uísque.

Os participantes desses eventos lá estão para perder, momentaneamente o pudor e a identidade sexual. Liberam-se sentimentos restritivos, em nome do prazer e da alegria vale tudo e fantasias se consumam, homem com homem, mulher com mulher, homens e mulheres, todos juntos, misturados, bêbados e felizes.

Em nome de Baco e graças ao vinho, uísque e acessórios, o dia seguinte é de amnésia, ninguém lembra, ninguém sabe, ninguém fala.

A libação liberativa é auto justificada, a vida segue e, até o próximo evento, todos são o que parecem, todos esquecem quem na verdade são.

Resta a crítica dos invejosos como eu, que nunca tiveram coragem de participar, que nunca tiveram coragem de entender e que nunca tiveram necessidade de parecer mais do que são.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: