Skip to content
05/06/2013 / Paulo Wainberg

Cultura em chamas

Tudo é cultura neste mundo, desde a mais magnífica obra até o mais mulambento malabarista dançando mal a capoeira na avenida.

É tão amplo o conceito de cultura que já disseram que a guerra é uma arte.

Portanto, faça versos ou toque cavaquinho, estará fazendo cultura e, se quiser polemizar, divida cultura em popular e erudita.

Defenda a tese com unhas e garras, cultura popular é para o popular que o erudito prestigia com civilizada condescendência e cultura erudita é a que o popular não tem acesso e, se se atrever, será recebido com menos civilizada condescendência.

Debate é cultura, banda de garagem é cultura, orquestra sinfônica é cultura, tradição é cultura, gritos de um palhaço na rua é cultura, estátuas humanas é cultura e assim a cultura vai, como diz o outro, de roldão porque eu jamais diria um frase dessas.

As atividades artesanalmente postas ao público são definidas como agradáveis momentos de cultura mesmo que o barulho seja ensurdecedor.

Só o dinheiro não é cultura, mas como fazer cultura sem o dinheiro? Poetas esganiçados, levando seus papéis em ônibus lotados, gritam poemas e estendem a mão, moedas por que não?

Malabaristas de sinaleira jogam seus pinos ao ar e deixam cair um ou dois enquanto os motoristas fecham os vidros, não gostaram daquele momento de cultura.

Artistas sem rumos espalham seus gritos e vestes e caretas pelas calçadas, para gaudio e alegria dos populares que, aglomerados pelo encanto cultural gratuito, interrompem os passos apressados de quem vai para os escritórios.

Moradores de rua são fascinantes em sua determinação de morar nas ruas, tais quais vangogues enlouquecidos em busca de mais tinta amarela.

Sei, sim eu sei, tudo é cultura e a arte é uma guerra.

Advertisements

One Comment

Deixe um Comentário
  1. Luiz Kowalczuk / Jun 6 2013 4:29

    Agora sim, saístes do “chulo” para o erudito, digo, “popular” né?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: