Saltar para o conteúdo
21/05/2013 / Paulo Wainberg

A dor de uma saudade

Saber quanto dói uma saudade parece coisa de filme americano, mas parece coisa da vida real, também.

Por melhores que sejam as lembranças, nada gera sensação maior de impotência do que a saudade, salvo a própria impotência, eu acho.

Você recorda aqueles tempos felizes e quer voltar a eles e não dá. Você lembra do amor juvenil, do amor adolescente, do amor adulto, você recorda o primeiro beijo e o primeiro toque a valer, quer sentir aquilo de novo, e não dá.

Saudade é a memória em ação, querendo levar o presente para trás, querendo trazer o passado para cá.

Saudade dói porque você nada pode fazer com ela, nem mesmo esquecê-la, portanto resta conformar-se com o paraíso perdido e tratar de viver o paraíso presente.

Você faz isto e não encontra nenhum paraíso no presente e então a saudade retorna, doendo como nunca, deixando você impotente, melancólico e sem nenhuma noção de realidade, porque se você pensar bem, aquilo que lhe provoca tanta saudade não era, absolutamente, nenhum paraíso.

5 comentários

Deixe um Comentário
  1. Carla Reverbel / Maio 21 2013 10:37

    Paulo
    Talvez por isso eu ande cada vez menos saudosa. rs
    Por que sofrer com o irreversível se há tanto (sempre) para se sofrer no presente? rs
    Carla Reverbel

    Gostar

  2. Liana / Maio 21 2013 11:01

    Tu eras feliz e sabias o difícil fica encarar as perdas da terceira idade ! Temos que descobrir novos focos de paixão …. Abraços Liana

    Gostar

  3. Paulo Bentancur / Maio 22 2013 9:19

    Cara, grande texto. A princípio, parece uma crônica das habituais, tudo sob medida, ok. Mas à medida que o texto avança, avança mesmo, e o sentido cresce, e a expressão literária se supera. O desfecho é um achado! Parabéns e obrigado.

    Gostar

  4. Cristina freire / Mar 19 2017 9:09

    Bom dia!!! Realmente nāo tem dor poir dq a dor da saudade,pois ė uma dor que só vai em bora quando si pode matar , infelizmente nao ė o seu caso.por isso vc ė sabio e sabes que precisa de mudanças radicais para ter uma nova vida .oque si foi ja foi e nao volta mais entao dar lugar a nova vida ė de plasti ou vc morrerá aos poucos junto com oque ja si foi …..infelizmente essa ė a dura realidade.nao será facil mas o desapego ė necessario para que seja feita a continuidade da vida. Lembre-se lembranças ficam e a vida passa.viva intensamente seus dias aqui na terra porq saindo deste lugar ninguem sabe pra onde vamos i si vamos pois nunca ninguem voltou pra nos contar .entao o melhor lugar pra si viver ė aqui e ė agora disso sim temos a certeza. Entao viva meu amigo aproveite a dadiva que tu tens que ė a vida .quando ela si vai nada mais fica.somente lembranças ,saudades que sao substantivos que so servem pra causar dor ,as vezes dor pequena ou grande isso depende do espaço que vc vai dar pra ela.vc ja deu o espaço mais que necessario .estar mais dq na hora de olhar pra vc e recomeçar a viver.transforme a saudade em boas lembranças e pronto.nao ė simples eu sei ,nao ė facil eu sei .mas vc consegue .vc ė muito mais forte dq vc imagina.BOA SORTE !!!!E SEJA FELIZ O SUFICIENTE PRA VIVER EM PAZ COM VC MESMO.

    Gostar

  5. Gracaaranha / Mar 19 2017 15:31

    Saudade e voltar a cada minuto nos momentos de prazer ,alegria,e paz!!!!

    Gostar

Deixe um comentário