Skip to content
16/04/2013 / Paulo Wainberg

Os lados

Há uma famosa frase – que acabei de inventar – que diz o seguinte: Dois lados jamais serão iguais. O que significará esta frase? A que lados ela se refere? Serão por acaso lados abstratos, como os lados políticos, ou lados concretos, com os lados de uma peça? Confesso, sem arrogância, que não sei. Para melhor entender o significado da frase, estirei-me na rede para ouvir uma milonga, era tão chata, tão arrastada, tão sem graça, que adormeci e, ao acordar, sabia que havia uma coisa que eu precisava responder e simplesmente havia esquecido a pergunta. Entrei no turbilhão da tortura, a pergunta surgindo como um relâmpago e logo desaparecendo de minha memória. Olhei as horas, nem sei a razão, eu não ia levantar daquela rede sem lembrar a pergunta que eu precisava responder. Súbito fui interrompido por um clarão no céu, acompanhado pelo ribombar de um trovão e de um raio quase vertical, caindo ao longe. Olhei para os lados, em busca de um abrigo próximo. À direita um galpão crioulo e à esquerda o mausoléu de uma família de mortos. Para qual lado ir, qual proteção escolher. E então lembrei minha pergunta, o que significa a frase dois lados jamais serão iguais. Entre o mausoléu da família de de mortos e o galpão criolo, optei pelo bar que estava num terceiro lado. Ali fiquei, tomando cerveja, até passar o temporal. Tomei o último gole, paguei a conta, cocei demoradamente as bolas e fui para casa jantar. Comentei o assunto com meu namorado e ele me respondeu que ele não tinha esse problema, não importasse quantos lados houvesse, ele sabia muito bem qual o lado que ele gostava. E você também, concluiu.

Deixe uma Resposta

