Skip to content
08/04/2013 / Paulo Wainberg

Sétima pequena carta literária

Não há prazer em terminar um romance, há muita perda e uma sensação de fim do mundo. O universo em que vivi por tanto tempo… terminou, não existe mais, estou fora dele e as referências que havia construído sumiram por completo.

Penso nos personagens e suas histórias, com os quais convivi, fiz parte, aconselhei, ouvi-lhes as queixas, os sonhos, acompanhei suas dores e conquistas e eles não são mais parte da minha vida, são outro mundo cujo acesso me é negado, por mais que tente a ele retornar.

O que sobra é apenas o universo real e ele parece tão pequeno, óbvio e enfadonho que a vontade é de dormir por um longo tempo, sem evolver-me com nada e com ninguém.

É triste terminar um romance que exigiu tanto sacrifício alegre, tanta angústia feliz, tanta liberdade, tanta liberdade que, na mais barulhenta festa, no mais triste evento, a liberdade permanece, basta catatonizar-me, abstrair-me e deixar-me levar pela imaginação, por mais insidiosa que ela possa ser.

Ler um romance produz efeitos semelhantes, porém nada iguais. Ler um romance é viver num mundo pronto e acabado e, por mais que retarde, sei que chegarei ao fim. E, quando gosto do romance, mais retardo o momento da última página porque, terminar a leitura de um romance também tem seu conteúdo de tristeza que a necessidade do desapego gera.

Escrever um romance é viver ‘com’ e ler um romance é viver ‘de’.

Mesmo que ao terminar um romance, idéias para outros já existam, há que permitir que a passagem do tempo se encarregue de preencher o vácuo emocional em que afundo, cada vez que termino um.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: