Skip to content
31/03/2013 / Paulo Wainberg

Rituais da fé

Existem várias semelhanças, mas uma é fundamental, entre um rabino se contorcendo cabalisticamente diante da Torá vestindo estranhas roupas, enquanto seu séquito permanece respeitosamente em pé, um papa estirado no chão venerando um pedaço de madeira em forma de cruz, trajando estranhas roupas, enquanto seu séquito acompanha respeitosamente, em pé, e um pajé atirado no chão adorando um totem  enquanto sua tribo respeitosamente dança ao redor: A fé.

Não menciono as outras religiões, cujos rituais não conheço, mas a semelhança fundamental é a mesma.

As religiões adoram sacralizar coisas, comidas, objetos, símbolos a adorar, venerar e respeitar para, além de manter e aumentar a legião de acólitos, assegurar os poderes constituídos, as regalias fiscais e o exercício da consciência moral da humanidade.

O interessante é que há uma relevância estética nos ritos, são bonitos pelo brilho e pela repetição, emocionam naquilo que é fácil emocionar as pessoas e asseguram a preservação dessa coisa tão preciosa a elas que é a fé.

É muito fácil ficar emocionado com uma orquestra sinfônica tocando numa catedral, não porque ela está na catedral mas pelo ambiente místico que a catedral sugere, como se a música ali tocada fosse o símbolo da presença divina e da devoção humana.

As artes plásticas revelaram gênios que imortalizaram a beleza das figuras pintadas e esculpidas, em nome das religiões e… da fé e poucos escapam das emoções que elas suscitam.

Na ritualística religiosa explora-se a estética da repetição, isto é, sabemos o que vem a seguir, sabemos que é bonito e nos preparamos para a emoção boa de sentir.

Talvez só por isto as religiões valham à pena.

Mas seria muito pouco, diante do mal que causam, da inutilidade do que propagam e das guerras, extermínios e mutilações que causam.

 

One Comment

Deixe um Comentário
  1. Luiz Kowalczuk / Abr 1 2013 11:21

    Paulo, não só por teu nome santo(?) mas também pela grandeza da tua cultura, sabedoria, dignidade, paixão, compreensão e desprendimento, a TI, MEU RESPEITO!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: