Skip to content
05/03/2013 / Paulo Wainberg

Indumentárias

As roupas carnavalescas dos religiosos devem significar alguma coisa que minha imaginação não alcança, mas minha fantasia sim. Os rabinos usam longos pretos, tranças esquisitas, chapéus demodées e mantas com franjas. Os cardeais vestem esquisitos mantos vermelhos, quipás na cabeça, mocassins ou então aqueles chapéus em forma de cone, compridos para cima, adereços, lantejoulas e canutilhos, cruzes de prata e outras jóias. Os muçulmanos são barbudos e cobrem a cabeça com aquelas trouxas de lavadeira que eles chamam turbantes e têm sempre uma expressão de brabeza.

Os que usam roupas mais ou menos normais, adequadas ao dia a dia e aos tempos atuais, são os evangélicos e talvez aí esteja a base de seu sucesso financeiro.

Não entendo, ao ver fotos de jornal, os cardeais que, de costas são absolutamente idênticos, roupa vermelha, quipá na cabeça e o que aparece é o cabelo branco cortado rente, impossível distinguir uns dos outros, porém deixam claro que poucos são carecas nas nucas.

Os militares usam fardas, um conforto matutino que nós, mortais, não temos. Eles não precisam escolher a roupa do dia, é sempre a mesma.

Os carnavalescos usam suas fantasias, desenhadas e preparadas um pouco antes do último desfile, mas pelo menos as fantasias representam um enredo, por mais difícil que seja entendê-los se não tiver uma ampla divulgação prévia sobre o tema que estão falando.

Os Juizes e Ministros dos Tribunais de Justiça usam suas becas e togas como se, não usando tal indumentária, perderiam a condição de magistrados.

Sinal de respeito? Honrar entidades superiores e suprema?

Para os judeus, cobrir a cabeça na sinagoga e ficar de pé sempre que o nome de Deus é invocado é o sinal máximo de respeito.

Para os católicos, tem que ajoelhar.

Para os pentecostais tem que cantar e gritar amém.

Para mim, que não tenho nada a ver com isso, bermuda, camiseta e pé no chão está para lá de bom.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: