Saltar para o conteúdo
17/11/2012 / Paulo Wainberg

Dia da solidariedade

Hoje, incrivelmente, é o dia internacional da solidariedade.

Incrivelmente porque a solidariedade é uma contradição em termos, sempre que nos solidarizamos com alguém ou com alguma causa, imediatamente estamos nos opondo ao outro ou à causa oposta.

Solidarizar-se com a justiça, por exemplo, é colocar-se contra a injustiça. Mas o que é justiça e injustiça? Dependendo do ponto de vista, os dois conceitos mudam de lado instantaneamente.

Converse com qualquer preso de um presídio, por pior que seja o crime cometido, e você ficará solidário com ele, pelo que ele sofre, pelo que sofreu, pelo que nunca teve ou não lhe foi permitido. Nesse exato momento você estará contra a justiça que lá o colocou.

Solidariedade nunca é isenta e sempre é parcial. É uma falácia, mais uma dentre tantas outras.

Evidentemente estou falando no sentido amplo, posso perfeitamente ficar solidário de um amigo, de um parente, num momento de dor ou de perda, sem com isto estar antagônico a ninguém.

Mas essa solidariedade cínica e hipócrita, quando apoiamos isto ou aquilo apenas pelo que parece ou pelo que desejam que pareça, nos torna opinativos sem conhecimento dos fatos e divulgadores de idéias, muitas vezes preconceituosas.

Eu sou solidário com o povo palestino e todas as vítimas das guerras intermináveis que por lá ocorrem.

O que não me coloca contra Israel, com quem também sou solidário por ser um país que, desde o dia de sua criação, jamais teve um único dia sequer de paz.

Sou solidário com ambos e, portanto, sou contra os terroristas que semeiam o ódio e a destruição, não apenas lá, mas em todos os lugares do mundo, nos países africanos, por exemplo, na Coréia do Norte, por exemplo, em qualquer lugar onde haja uma ditadura, por exemplo. Se, nos tempos atuais, é impossível para Humanidade viver em paz, quem sabe mudamos o foco e passemos a buscar a amizade internacional. Amigos brigam, mas sempre acabam por se entender.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: