Saltar para o conteúdo
19/10/2012 / Paulo Wainberg

Desejo de morte

Casualmente não sou especialista, mas acho que desejo de morte não é obrigatória consequência de depressão.

Não falo do drama, desejar a morte diante de uma tragédia pessoal, aquele desejo que não é um real desejo de morte e sim uma expressão de desespero e sofrimento profundo.

Refiro o desejo de morte por falta de entusiasmo, quando você não vibra com mais nada, perdeu o tesão e a tesão, em suma, desejo de morte por cansaço.

Quando você está deprimido, tudo o que quer é sair da depressão, tomar um remédio, encher a cara, ir ao psiquiatra, qualquer coisa que tire você da fossa e devolva sua capacidade de apreciar a vida, porque você que só está deprimido não perdeu o apreço pela vida, isto talvez seja verdade, não sei, se alguém discordar pergunte a quem entende mais disto do que eu.

Acho que o desejo de morte por cansaço é uma ordem transmitida pelos seus neurônios inteligentes, avisando ao conjunto todo que deu, está na hora, o melhor é fechar os olhos e morrer.

Talvez você tenha aprontado tanto, fez tanto, imaginou tanto, sonhou tanto, que encheu o saco dos neurônios inteligentes, eles não aguentam mais, estão exaustos e tudo o que querem é que você os deixe em paz, e como eles conhecem você muito bem e sabem que só morrendo você vai parar, emitem uma ordem quântica ou simbiótica, subliminar mas nem tanto, para que você morra de uma vez.

É claro que isto se passa num plano mental inferior, no sentido de mais embaixo, onde você, com sua lógica fria e calculista, não penetra jamais. Para evitar uma eventual reação, os neurônios inteligentes utilizam um método clássico, muito usado na guerra e em outros conflitos humanos: A sabotagem.

Você pensa em ir ao jogo e lá de baixo vem o comando: dá muito trabalho, não tem onde estacionar, veja pela televisão. Se perceber o que está acontecendo, você obedece, liga a tevê e quando o seu time faz um gol, o máximo que eles lhe permitem é uma sensação que se expressa numa palavra: Tá. Pior, quando seu time leva um gol, você fica nem aí e é capaz, até de bocejar.

O que houve? Onde está aquele prazer pela vitória ou tristeza pela derrota? Você não sabe, nem se faz tal pergunta. Seus neurônios inteligentes sabotaram sua percepção e as emoções que ela produz.

Você pensa em transar, antevê a cena, os preparativos, tirar as roupas, beijos, vai dando uma preguiça, uma desvontade e acha melhor dormir, que dá menos trabalho.

E assim, um a um, os seu neurônios inteligentes vão fulminando seus entusiasmos, seus desejos de praticar os atos comuns da vida, os prazeres com sucessos e afetos, até de comer você perde a vontade e nem fica satisfeito com a perda de quilos excessivos.

Quando, finalmente, você não acha graça em mais nada na vida, os neurônios inteligentes, antegozando a vitória final, lançam a ordem que você recebe como desejo de morrer.

Daí em diante, morto ou vivo, você está morto e vai morrer mesmo, não com um tiro na cabeça ou se jogando de um penhasco, porque suicida você não é.

Vai morrer vivo, até seu último suspiro.

E para os mais afoitos, que pensam que estou falando de mim, vou avisando que não. Se eu estivesse falando de mim, não estaria publicando este texto.

 

2 comentários

Deixe um Comentário
  1. lista de emails / Out 20 2012 6:28

    great article. please keep helping us with your good ideas and your advices. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Gostar

  2. lista de email / Out 21 2012 14:13

    when i need to understand something i know that i will probably find it in here. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: