Saltar para o conteúdo
17/09/2012 / Paulo Wainberg

Calendarioscópio feliz.

Para os rabínicos ortodoxos, que interpretam literalmente a Bíblia, o primeiro dia do primeiro ano corresponde ao sexto dia da Criação, quando Deus criou o homem, colocando ‘a espiritualidade sobre a terra”.

Segundo eles, hoje se comemoram 5773 anos daquela data, o Ano Novo judaico, Rosh  Aschaná, literalmente  ‘cabeça do ano’, em hebraico.

É também chamado de o Dia de Julgamento,  quando Deus submete os indivíduos à análise crítica dos atos praticados no ano que passou, reservando-lhes, dez dias após, o Yom Kipur, o Dia do Perdão, quando cada pessoa reflete sobre os seus erros e pede perdão por eles. No mesmo dia perdoa seus inimigos e os erros alheios, reverencia seus antepassados falecidos, renovando-se de corpo e alma. No Dia do Perdão, é proibido ingerir alimentos durante vinte e quatro horas, contados pelo calendário lunar.

Outra versão, também amparada na Bíblia, considera o primeiro dia do primeiro ano judaico, aquele em que Abrãao, para demonstrar sua fé e obediência a Jeová, está prestes a sacrificar seu filho Isaac e, no último momento, é liberado pela divindade.

Celebra-se então o Pacto, mediante o qual Jeová promete à Abrãao que sua descendência será o povo eleito, identificada pela marca da circuncisão, que habitará a Terra Prometida, onde hoje existe o Estado de Israel.

Isto teria ocorrido cerca de 3.500 anos antes de Cristo.

Qualquer que seja a versão, a Bíblia é a referência e é indispensável acreditar nela para a celebração.

O nascimento de Jesus Cristo marca o primeiro dia do primeiro ano cristão.

Ao nascer, a Palestina estava sob o jugo do Império Romano, e o calendário utilizado era o Calendário Juliano, instituido por Julio Cesar e que vigorou até meados do Século XVI, quando o Papa Gregório XIII editou uma bula papal, com profundas alterações que foram aceitas, ao longo dos três séculos seguintes, como o calendário oficial do Ocidente, embora várias incorreções importantes, do ponto de vista astronômico.

Jesus Cristo era judeu, celebrava o Rosh Ashaná e o Yom Kipur, conforme o calendário judaico, numa Palestina dominada por Roma que impunha seu calendário a todo seu Império.

A data do nascimento de Cristo foi fixada cerca de 535 anos após seu nascimento, graças à cálculos de um monge, chamado Dionísio, que vivia no ano de 1286 do calendário romano. Esse monge, mediante cálculos matemáticos e astronômicos, descobriu que aquele era o ano 533 do dia em que nasceu Jesus Cristo, considerando-se a forma e a contagem dos anos do calendário juliano.

O calendário islâmico começa no dia 16 de julho de 622, pelo calendário cristão,  dia em que Maomé foge de Meca para Medina, e o atual ano islâmico é o de 1.433.

Em resumo, se considerarmos apenas o ponto de vista das religiões, não temos a menor ideia do ano em que vivemos.

No mundo da Física, talvez seja possível, ou já é possível, confesso que não sei, sabermos exatamente em que ano estamos do surgimento da Humanidade.

A natureza humana é tão pouco aceita pela inteligência humana, que esta necessita de referenciais, marcas, símbolos, que situem os fatos e atribuam a eles uma lógica sequencial e evolutiva.

Sendo essencial às religiões a criação de atributos, qualidades, conceitos de certo e errado e como o ser humano é, simultaneamente, gregário e social, é imperiosa a fixação de datas que caracterizem o fim (ano velho) e o recomeço (ano novo), para a celebração da vida, da fraternidade e, em suma, para justificar a existência em si mesma.

Isto é bom, isto é sensível e sincero, a vida não é apenas razão e lógica, por isto ponho de lado qualquer filosofia, abro mão de conceitos, referências e inferências, e desejo um feliz ano novo judaico para toda a Humanidade.

 

2 comentários

Deixe um Comentário
  1. lista de emails / Set 18 2012 12:49

    this is really a nice blog, i will be here often. thank you for your sharing. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: