Saltar para o conteúdo
22/06/2012 / Paulo Wainberg

Política

Ser civilizado é ser político. A equação é simples: As massas são irracionais e precisam de quem as comande. A política é um simples exercício de poder e obediência, nem mais nem menos. Tal conceito serve para as nações e também para a nossa relação com o caixa do supermercado, o gerente do banco e o porteiro do teatro.

Para funcionar, são necessárias regras, que as massas respeitam mas os indivíduos infringem.

E assim a humanidade se organiza, dispensando-se exemplos históricos para compreender esta singela reflexão.

Exercer o Poder custa caro, o líder tem que estar atento aos comandados, alguém terá que fazer o serviço braçal. Só o que falta é querer que um Presidente da República tenha que ir ao tabelionato para reconhecer sua assinatura por autenticidade: Assessores.

Há sempre mais de um líder querendo a liderança. Funciona dessa forma no rebanho, funciona dessa forma na sociedade humana: Disputa pelo Poder.

Ganha-se na força, como no rebanho e nas ditaduras, ou ganha-se pela escolha das massas, como na democracia: Partidos políticos.

Os líderes democráticos querem, por que não? fazer o melhor pelas massas, cada um a seu modo: Campanhas eleitorais.

Quem tem mais, pode mais, sempre foi assim. Ter mais, no caso, significa ter mais dinheiro, presumindo-se, até prova em contrário, que quem tem mais dinheiro pode fazer mais e melhor pelas massas: Collor de Mello.

Verificado o engano, outros líderes demonstram às massas que não é bem assim, que para fazer mais e melhor por elas, é indispensável ter as melhores idéias, os melhores caminhos: Ideologia.

Ter a melhor ideologia de nada adianta, se não houver como revelá-la, como divulgá-la às massas, para que elas sejam convencidas de que, aquela, é a melhor idologia: Propaganda eleitoral.

É princípio geral da Economia que não se pode tratar desiguais de forma igual, é imperioso que a regra ponha seu olho na diferença e distribua o bolo da forma mais justa possível: Propaganda eleitoral na TV.

Para que não se proteja o que tem mais, nem se prejudique o que tem menos, distribui-se o tempo da propaganda eleitoral na TV de forma proporcional, maior tempo aos maiores, menor tempo aos menores: Justiça Eleitoral.

Chega o momento em que o líder que sabe o que é melhor para as massas, precisa aumentar seu tempo na TV, minuto que seja, para melhor explicar sua ideologia às mesmas massas: Coligação.

Para ganhar a eleição e melhor governar, para fazer aquilo que é melhor para as massas, o líder deixa de lado a ideologia que pretende divulgar, para coligar-se com qualquer partido político que tenha tempo disponível na televisão, mesmo que seja contra esse partido, ideologicamente falando, mesmo que despreze tudo o que esse partido prega, mesmo que odeie os líderes desse partido: Coligações espúrias.

Para convencer esse partido a coligar-se com ele, aumentando seu tempo na TV, o líder sabe que precisa pagar, porque, também é norma da Economia, ninguém dá nada de graça: Distribuição de cargos e dinheiro.

Como, para ter cargos para distribuir, precisa primeiro ganhar a eleição, terá que remunerar o partido que odeia com dinheiro que, nem sempre, tem: Corrupção.

O raciocínio simples é, em geral, o melhor raciocínio e a melhor forma de raciocinar com simplicidade é através da Lógica.

Resultado final desta pequena digressão: Política no Brasil.

2 comentários

Deixe um Comentário
  1. Carolina / Jul 13 2012 14:03

    thanks for taking the time to discuss this, i feel strongly about it and love learning more on this topic. it is extremely helpful for me.http://www.yearoflinux.com

    Gostar

  2. Caterina / Jul 17 2012 13:25

    thanks for sharing this information. great, keep it up.http://www.fastoolinc.com

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: