Saltar para o conteúdo
08/06/2012 / Paulo Wainberg

No botequim

Estou aqui para declarar que ninguém é eternamente responsável pelo que cativa.

Só porquê Saint-Éxupery botou essa fala na boca do Pequeno chato Príncipe, não significa que seja verdade.

Ser eternamente responsável por alguma coisa é um fardo insuportável para qualquer burro de carga com grife, seja pela responsabilidade, seja pela infinitude dela, que o autor, numa arrogante submissão poética, tentou impingir aos seus pobres e ingênuos leitores, que se puseram a repetir o dito, sem entender o significado dele.

Graças a essa tola frase, quantas tragédias já ocorreram! Homens e mulheres que, num certo momento, mutuamente se cativaram, muitos até sem querer, viram-se prisioneiros eternos de uma responsabilidade que não pediram para ter.

Já decididos a romper os grilhões e partir para outra, há sempre uma candidata a miss qualquer coisa a dizer, para milhões de telespectadores, que eles são eternamente responsáveis por aqueles que cativam.

Cutucam as culpas e o casal, que nesta altura, sobrevive de ódio, abandona o projeto e se mantém… responsável.

Quem concedeu tamanho poder ao bonequinho do aviador? Quem estabeleceu que frases ditas num contexto literário, até duvidosamente literário, sejam verdades definitivas que o povo, esse pobre imbecil, repete sem parar, os olhos marejados e as mãos trêmulas, você me cativou, você é eternamente responsável por mim?

A frase, ora combatida, sequer é frase de efeito. Não senhor! É uma afirmação impositiva, cláusula pétrea da existência que nem mesmo outra existência pode revogar.

Pois então eu, sim, simplesmente eu, possível (e por que não?) versão adulta do pequeninino príncipe, revogo definitivamente tal frase e declaro, com a força dos decretos imperiais, que cativar alguém é crime de escravidão, que o eterno não passa de um instante fugaz, e que responsabilidade não se compra em farmácias, muito menos em feira-livre.

Talvez no botequim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: