Saltar para o conteúdo
29/04/2012 / Paulo Wainberg

Piedade

Michelangelo esculpiu a Pietá, Maria com  o corpo de Jesus. Deu à obra o título, Piedade em português, expressando não o sentimento de Maria, de dor e sofrimento com seu filho morto no colo, mas o sentimento impossível de não sentir, diante da pior tragédia da vida, a mãe que perde um filho.

O simbolismo do título é tão grandioso quanto a impresssionante escultura, com seus detalhes anatômicos, o conjunto perfeito e  o sofrimento estampado no rosto e na pose de Maria, perplexa e impotente, segurando seu filho como quem quer transferir sua vida para ele.

Piedade é o que sentimos diante do sofrimento alheio, que os tempos modernos quase banaliza pela quantidade de eventos. Fotos nos jornais e imagens na televisão, constantes e diárias, amorteceram a piedade em nossos corações e, diante de uma mãe chorando a morte do filho, mal nos comovemos e, não é incomum, até nos regozijamos, caso o filho morto daquela mãe seja um bandido abatido pela polícia.

Bombas que matam cinco e ferem vinte e oito no Paquistão ou no Iraque, não nos atingem além de uma simples constatação estatística, sem qualquer piedade nem o mais leve sentimento de pena.

Se a tragédia ocorre próxima a nós, cabe-nos sentir piedade, entretanto misturamos o sentimento com a própria dor, na proporção da proximidade do fato conosco.

Piedade é um sentimento em desuso, tanto quanto a caridade, esta, então, que nos querem impor em cada esquina onde haja um sinal de trânsito fechado.

Michelangelo não inventou a Pietá, Maria com Jesus morto no colo. Antes dele outros já haviam aprontado suas pietás e, depois dele também.

Mas nenhuma conseguiu expressar a intensidade da Pietá da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a ponto de nos fazer refletir sobre sentimentos nobres que todos deveriamos estar, o tempo todo, sentindo.

One Comment

Deixe um Comentário
  1. Paulo Wainberg / Jan 28 2013 10:35

    Reblogged this on Paulo Wainberg.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: