Saltar para o conteúdo
23/04/2012 / Paulo Wainberg

Pecados capitais: Inveja

A questão de definir quais são os sete pecados capitais, de certa forma atormentou e atormenta a Igreja Católica. São Tomás de Aquino, alterando a classificação anterior, de Gregório Magno, introduz a Inveja como um dos sete pecados capitais, em substituição à Soberba, super-pecado muito próximo ao pecado original na análise católica do comportamento humano de então.

A inveja consiste em lamentar o que o outro tem, o que o outro é. Não é um sentimento dirigido a si próprio e sim o desejo, cruel, de ver a perdição do outro, reduzindo-o e não desejando igualá-lo e sim tirar dele. A Inveja não é o desejo de ter ou ser e sim o desejo que o outro não tenha ou seja.

Convem esclarecer que, para a Igreja Católica, os sete pecados capitais são aqueles que, uma vez praticados, exigem confissão e perdão sacerdotal, após a penitência. A Igreja considera outros pecados, não capitais, que dispensam o ritual.

Por que capitais? Porque, do latim “caput”, cabeça, início, acima, superior, a Igreja utiliza-os para o temor, para o arrependimento e para a confissão, dentro do princípio que norteou o proselitismo cristão, a partir de São Paulo, no Século I D.C.

Da minha parte, e apenas para conhecimento público, confesso-me desde já intenso pecador pela Luxúria, pela Gula e pela Preguiça, nesta perfeita ordem. Excluo-me dos demais pecados capitais, que tanto podem ser sete quando dez, dependendo das subdivisões, e por isto não preciso confessá-los.

E, por mais que percruste no interior de mim mesmo, não encontro nenhum sinal de arrependimento pelos pecados confessados.

Assim, em minha lápide podem por: Aqui jaz um pecador consumado e consumido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: