Saltar para o conteúdo
10/04/2012 / Paulo Wainberg

Pecados capitais: Ira

Você está esperando o carro sair para ocupar a vaga. De repente outro carro passa por você e entra na vaga, sob o subjetivo argumento de que a vaga é de quem chegou antes. Ele simplesmente ignorou que você está ali. Ira! Raiva! Pecado capital, voce acabou de assinar sua ficha de ingresso no Inferno. Neste caso, até perdôo o papa Gregório Magno porque no século VI o automóvel não existia, muito menos problemas para estacionar bigas e cavalos.

Então eu me pergunto: Por que incluir a Ira no elenco dos pecados capitais? Como e que se pode impedir o sentimento de raiva contra alguém, diante de uma afronta? O sujeito chama sua mulher de gostosa, bem na sua cara, você sente a raiva nascer e crescer, mas lembra da papal proibição e controla sua fúria, vira de lado como se nada tivesse acontecido. E começa a rezar para que sua mulher seja como você e, também para não pecar, não lhe desanque o pau, com toda a fúria do mundo. Enquanto isto, enquanto você não peca, o desaforado fica ali, lançando olhares libidinosos para as coxas dela. Depois, na cama, feliz com a alvura de sua alma, você chega perto da sua mulher, querendo coisa, e ela se afasta, pensando em como é infeliz por ter casado com um corno manso. Homem de verdade é aquele…

Não, meu caro Gregorio Magno, não faça tamanha interferência na nossa alma, deixe-nos ter nossos assomos de raiva, libere nossa palavra para responder às ofensas, aceite nossa fúria contra os estupradores, assassinos de mendigos e senadores corruptos.

Tudo bem, é menos divino, mas é bem mais humano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: